Carreira de ator no Brasil: quanto ganha, onde trabalhar e como começar

Carreira de ator no Brasil: quanto ganha, onde trabalhar e como começar

Se a carreira de ator profissional é um objetivo seu e você está, ainda, no início dessa jornada, provavelmente possui dúvidas sobre questões fundamentais da profissão. É normal que esses questionamentos surjam em qualquer profissão, mas  são ainda mais evidentes nas artes, por conta das poucas  informações com as quais nos deparamos ao pesquisar sobre o assunto.

Tendo isso em vista, discutiremos, a seguir, alguns aspectos fundamentais da carreira de ator no Brasil. É difícil se aventurar nessa carreira? Como começar? Onde trabalhar? Quanto ganha um ator, no que diz respeito a dinheiro? Se as respostas para essas perguntas lhe interessam, prossiga com a leitura.

É difícil seguir a carreira de ator no Brasil?

A palavra dificuldade, no caso da carreira de ator, ganha um significado um pouco complicado de se definir. Isso porque a resposta depende da expectativa do aspirante à carreira, pois, para algumas pessoas, o ator é apenas aquele indivíduo no todo do estrelato, sempre presente em novelas de horário nobre ou com o rosto estampado em cartazes de cinema.

Entretanto, assim como Oscar Niemeyer não teve o planejamento de Brasília como primeiro projeto arquitetônico, nenhum ator começa a sua carreira pelo topo. Na maioria dos casos, é preciso, primeiro, passar por peças teatrais amadoras e buscar por papéis como figurante, para adquirir experiências e, só depois, tentar a sorte com um grande personagem.

Diante disso, a não ser que você seja uma pessoa com as famosas “costas quentes”, a resposta que se encaixa mais para o seu caso é que o caminho não é necessariamente difícil, mas, sim, longo e cheio de etapas. Isso fará com que você se torne um ator de excelência e com maior potencial para o sucesso.

Por que seguir a carreira de ator no Brasil?

Em alguns casos, imagina-se que a carreira de ator pode ser seguida por pessoas que almejam única e exclusivamente a fama. Contudo, essa não é uma forma saudável de ver a profissão. Claro que sonhar grande não é um problema, mas pode fazer com que o profissional iniciante se frustre, principalmente no início de carreira.

Como todo candidato a uma carreira criativa, primeiro, o ator precisa ter um tipo de obsessão para expressão artística, com uma inclinação a se comunicar de forma diferente do padrão. É essa tendência que justifica que o ator em potencial se torne um ator profissional. É sempre uma pena desperdiçar esse tipo de vocação para as artes.

Quanto ganha um ator no Brasil?

Segundo o Indeed, o ator, no Brasil, em 2025, pode ganhar de R$2.624 a um valor indeterminado, na casa dos seis dígitos, para os casos mais extremos. Entretanto, é saudável que consideremos a média, que, no ano citado, gira em torno de R$6.000 mensais, um valor bastante considerável quando levado em consideração o valor médio salarial do brasileiro.

Nesse sentido, é válido dizer que, como o ator tende a passar por muitos trabalhos em intervalos relativamente curtos, de poucos anos, o salário também possui uma tendência a variar, mas a média citada é confiável para que você decida se seguirá ou não com a carreira de ator.

Onde trabalhar como ator no Brasil?

No Brasil, o ator possui muitas áreas de atuação possíveis. A com que temos mais contato é a televisão, pois crescemos em contato com novelas, programas humorísticos e séries que deram muitas oportunidades a novos talentos e profissionais já consolidados no mercado.

Contudo, temos, também, um cinema nacional que vem crescendo muito em quantidade e qualidade de produção nos últimos anos, e um teatro que voltou a ganhar espaço considerável com leis de incentivo à cultura. Em ambos os casos, existe grande demanda por profissionais qualificados.

Além disso, há a novidade do streaming, que vem crescendo muito nacionalmente, algo que beneficia os atores brasileiros a partir do estímulo que as plataformas recebem para contarem com um mínimo de produções brasileiras.

Quanto aos locais, peças teatrais são planejadas por escolas e companhias de teatro de todo o país, incluindo o interior. Já as produções gravadas são focadas nos grandes centros urbanos. De toda forma, para ter mais informações sobre a disponibilidade de trabalho em sua região, consulte as secretarias de cultura municipais e estaduais acessíveis a você.

Como começar na carreira de ator no Brasil?

Para dar início à sua carreira como ator, um passo a passo deve ser seguido, pois, sem essa organização mínima da sua trajetória, pode ser que você perca um tempo precioso de crescimento profissional. Abaixo, apresentaremos os passos mais importantes dessa trajetória.

Faça cursos de teatro ou atuação

Antes de qualquer outra coisa, é importante fazer um bom curso de teatro ou atuação. Em grandes centros, esses cursos presenciais existem em maior quantidade, mas também podem ser encontrados em algumas cidades do interior, algo que pode ser verificado com as secretarias de cultura locais.

Já na internet, é possível ter acesso a alguns cursos online, mas a qualidade deles precisa ser verificada antes de serem escolhidos. Essa verificação é indispensável, porque, com o crescimento da formação EaD, o mercado permitiu que escolas mais focadas em quantidade de alunos e lucro obtido do que em qualidade de formação ganhassem espaço.

Invista em uma boa formação

Investir em uma formação de qualidade é fundamental para que um ator alcance seus objetivos profissionais da forma mais eficiente e rápida possível. Para isso, pesquise sobre as opções de escola de teatro que lhe parecerem cabíveis e atraentes, e escolha a que transmita mais credibilidade como instituição.

Nesse sentido, algumas ótimas opções são os cursos oferecidos pelo teatro escola Macunaíma, que oferta formações infantis, profissionalizantes, para iniciantes e para estudantes avançados, todos com qualidade comprovada por 51 anos de referência dentro da capital paulista e, agora, também, na internet, prezando pelo ensino humano e eficiente.

Participe de peças e produções amadoras

O iniciante na carreira de ator precisa adquirir experiências, para, ao participar de testes e audições, transmitir mais credibilidade aos avaliadores. Diante disso, é fundamental a participação em peças e produções amadoras, pois são elas que darão os primeiros momentos de visibilidade a quem deseja viver desse tipo de trabalho.

A respeito disso, é de grande importância estar ciente de que essas primeiras participações possuem seu valor como aprendizado e forma demonstrar talento, para que seja possível conquistar espaços de mais prestígio em um futuro próximo.

Monte um portfólio profissional

Após conquistar uma formação de qualidade de participar de peças e produções amadoras, é preciso organizar esse currículo em um portfólio profissional. É a partir dele que os avaliadores criarão a primeira impressão a respeito de um ator em um teste ou uma audição, e, como sabemos, a primeira impressão tem grande impacto sobre a forma como vemos uma pessoa.

Assim, o investimento em um portfólio com fotos, documentos, feedbacks de outros profissionais e, se possível, do público e quaisquer outros elementos que possam trazer mais autoridade ao seu trabalho pode ser a porta de acesso para um trabalho importante.

Esteja atento a testes e audições

Os testes e as audições são, de longe, as formas mais interessantes para um ator conseguir seus papéis. Por isso, estar atento a onde e quando esses processos seletivos acontecem é uma obrigação para quem quer seguir essa carreira.

Busque informações sobre isso em páginas de escolas e companhias de teatro na internet, em redes sociais das prefeituras e secretarias de cultura, em jornais locais ou de grande circulação e em mecanismos de pesquisa do seu navegador. Com esse esforço, você conseguirá disputar papéis dos quais nem sequer teria conhecimento da existência caso não pesquisasse.

Tenha paciência e persistência

De início, como em qualquer outra profissão, é normal que a carreira de ator provoque algumas inseguranças, principalmente enquanto as experiências profissionais ainda são escassas. Diante desse cenário, é muito importante ter abertura e persistência na participação de testes para elenco de variadas proporções.

Além disso, é necessário sempre buscar reduzir as próprias limitações, com o auxílio de orientações de pessoas mais experientes no ramo da dramaturgia, e ter paciência, buscando pequenos papéis e crescendo gradativamente, até que as grandes oportunidades se tornem abundantes por conta do amadurecimento na atuação.

Então, se uma carreira como ator é um objetivo seu, estude, aprimore as suas habilidades, adquira experiência e não tenha medo de falhar, pois, até mesmo momentos em que não alcançamos nossos propósitos, aprendemos algo fundamental para que eles sejam alcançados futuramente.

Para mais conteúdo sobre a profissão de ator e sobre muitos outros assuntos relacionados às artes cênicas, acesse o blog da Macunaíma e o site oficial da mais importante escola de teatro do país.