Para um ator, principalmente aqueles que estão começando, ter uma boa presença de palco e uma atuação melhor é o grande objetivo, mas não é algo exatamente fácil de conseguir, afinal existem obstáculos, principalmente internos, que impedem a conquista desse sonho.
Se você está começando agora, ou quer melhorar suas técnicas de atuação, esse texto é exatamente para você. Aqui reunimos tudo o que você precisa saber para atuar melhor, e como superar alguns medos que podem bloquear seu potencial.
Conheça as razões de suas reações negativas e como superá-las
Nas primeiras atuações, o nervosismo é tamanho que alguns atores podem simplesmente ter um branco, esquecendo suas falas. Quando isso acontece, em geral, entra em cena o nervosismo, acompanhado de ansiedade, rosto vermelho e o coração batendo tão forte que parece querer sair do peito.
Infelizmente, em alguns momentos, não estamos exatamente bem, e os brancos podem acontecer em várias ocasiões, mas isso não pode ser um motivo para prejudicar sua atuação.
Sempre que tiver um branco, ou alguma dificuldade para interpretar, o ideal é não se deixar curvar ao medo, e sim pensar que pode vencê-lo, buscar mecanismos para superar a ansiedade e deixar o texto, que você passou tanto tempo decorando, fluir sem dificuldades.
Pratique o empoderamento
O ator que deseja atuar melhor quando está diante de um palco precisa saber como se empoderar. Como? Com um exercício muito simples. Basta pensar em momentos onde você agiu corajosamente e muito rápido. Podem ser cenas cotidianas, nada relacionado ao teatro.
Enquanto praticar esse exercício, não se deve pensar nas consequências do ato, sejam elas boas ou ruins, apenas na atitude em si, descrevendo como foram as sensações originadas por ele.
Sentiu-se mais forte ou capaz de dominar o mundo? Essas energias dão muito ânimo, e essa animação pode ser utilizada a seu favor na hora em que estiver em cima do palco, substituindo as reações negativas por positivas.
Não superestime os espectadores
O público, realmente, pode ser implacável com um ator, tendo reações muito positivas ou muito negativas a algo que considere ofensivo ou até mesmo descabido. Mas, quando estiver em cena, uma dica importante para atuar melhor é não se prender a esse poder do espectador.
Não enxergue quem está ali, assistindo seu trabalho, como uma ameaça, alguém pronto a lhe agredir, e sim pessoas interessadas em conhecer suas técnicas e se divertir com uma boa peça, que lhes farão sorrir ou chorar, por exemplo.
O público, jamais, deve ser visto como seu inimigo, e sim como seu aliado e, porque não, colega de trabalho. Afinal, você está ali, interpretando, para outras pessoas, e não para si mesmo.
Tenha empatia com o público
Como já dissemos antes, a plateia não é um inimigo que precisa ser domado ou conquistado. O bom ator conquista o público com empatia, com uma interpretação tão sensível que faz a pessoa estar ali, em seu lugar.
Para despertar esse sentimento em quem está lhe assistindo, a empatia é fundamental. Compreenda os diferentes perfis de público e compreenda o que eles esperam de você. Assim será mais fácil conquistar seus corações e despertar neles os sentimentos que você tanto busca.