O teatro é uma fonte inesgotável de aprendizado. Com a prática da atuação, é possível nos redescobrirmos e mudar a forma como enxergamos o mundo. Um ganho evidente desse potencial se dá no meio social: o teatro é uma experiência artística que traz uma condição natural sobre “fazer novos amigos”.
Já é sabido que aqueles que têm um contato com a arte, mais especificamente o teatro, conseguem lidar melhor com os relacionamentos humanos e com a alteridade.
Tem vontade de conhecer novas pessoas e ter mais habilidades sociais? Através do teatro, é possível evoluir sua desenvoltura e, com isso, conquistar relações sólidas com novas pessoas super interessantes! Leia este texto e descubra novas possibilidades na sua vida! Vamos lá?
Perca a inibição com essa prática
Muitas pessoas sentem-se inibidas em interagir socialmente. Isso é bastante comum, mas é possível melhorar por meio do teatro. Isso porque a atuação coloca você em diferentes situações e traz perspectivas diversas sobre o mundo e as pessoas. Essa característica única do teatro é uma ótima forma de trabalhar a inibição.
Nas aulas, você aprenderá que acabamos por nos limitar com a rotina e as imposições sociais, e somos muito mais mutáveis do que imaginamos.
O teatro o fará entrar em contato com novos aspectos de si mesmo. Assim, você poderá aperfeiçoar-se em pontos importantes de sua personalidade — principalmente no que diz respeito a comunicação e o contato com o outro.
É comum que pessoas muito inibidas tenham também certo receio ou vergonha de frequentar aulas de teatro. Isso é normal e pode ser contornado facilmente. Uma dica é a de buscar lugares que oferecem curso para Iniciantes. Com um momento assim, você terá uma aproximação segura de uma aula de teatro e, assim, poderá perceber como ela é útil para o crescimento e desenvolvimento pessoal.
De uma forma ou de outra, um curso Iniciante de teatro é um espaço que serve também para isso: perder a inibição e ser mais desenvolto nas interações com o outro. Mas saiba que nada disso será feito de maneira forçada ou inconveniente. Muitos indivíduos buscam nessa arte uma forma de lidar melhor com suas questões, portanto os professores estarão atentos às necessidades e os limites de cada um.
O que prometemos aqui não é uma cura milagrosa da noite para o dia. Com o teatro, você se transformará em você mesmo, num novo patamar, num processo contínuo e sólido. Abra seu coração para o novo, é possível movimentar-se e dar novos sentidos à sua identidade. E tenha certeza que todo este movimento acontece de forma segura e orgânica.
Trabalhe o controle de sua timidez
Atuar é expandir suas capacidades sociais. Consequentemente, através dessa prática você acaba perdendo sua timidez. Afinal, no teatro, trabalhamos na relação com outro, mas de uma maneira lúdica e acessível.
Tímidos são aqueles conhecidos por terem dificuldades de se expressar — algo que será praticado o tempo inteiro em sua vivência no teatro de uma maneira divertida e super interessante! Saber se comunicar, mais do que um dom, é algo que deve ser praticado o tempo inteiro para nos desenvolvermos nesse sentido. O primeiro passo é entender que a timidez não é algo fixo em você, mas que pode ser modificado a partir de novas vivências.
Atuar é se arriscar, de maneira segura, com o outro e se fortalecer com esses atos. Pergunte para qualquer pessoa que faz ou já fez teatro. Ela provavelmente dirá como cresceu a partir dessa experiência.
Aprenda com a interação social constante
Trabalhar com teatro é interagir. Nas aulas, você será colocado diante de jogos lúdicos, numa magia que só o teatro tem. É a sua chance de expressar-se de de maneira livre e dar asas a emoções que nem sabia que possuía.
O teatro é um lugar de experimentação. Ali você poderá recriar a si mesmo a partir do contato e do conflito com outras subjetividades. Nem sempre é fácil conversar e se relacionar com o outro, mas aqueles que se lançam nesse caminho de experimentação conseguem ser muito mais desenvoltos e maduros nas relações.
Mais do que atuar em si, os cursos costumam oferecer todo tipo de exercício de expressão individual e coletiva. Você será convocado a dar voz a aspectos próprios que nunca vivenciaria se não fosse por esse viés artístico.
Quando convivemos apenas com as pessoas que conhecemos e temos familiaridade, fica mais difícil se abrir para o novo e conhecer novas pessoas. Por isso, a proposta do teatro pode ser realmente útil para você que quer fazer novos amigos.
Encontre um novo ciclo de pessoas
Além de tudo isso, na própria experiência de uma classe de teatro você conhecerá pessoas novas, dispostas a interagir e provavelmente com os mesmos interesses que você! Ou seja, só de frequentar essas aulas você estará em um espaço propício para fazer novas amizades. E costumeiramente, laços de amizades são feitos para vida toda!
Mesmo que não pretenda seguir o teatro como profissão, isso não impede de aproveitar dessa experiência e expandir seu círculo social e cultural. Em uma aula, você encontrará todo tipo de indivíduo, que vai estar com a mesma intenção de descobrimento que você.
Muitas vezes, nos mantemos restringidos aos mesmos locais de convivência e interação, e ainda reclamamos de não conhecer pessoas novas! Sair um pouco da rotina e frequentar qualquer tipo de formação em conjunto é bastante prazeroso. No caso do teatro, isso se torna ainda mais atrativo, justamente por ser um espaço propício para a formação de vínculos e troca de vivências.
Para além da prática da atuação em si, existe toda uma teoria que envolve esse campo. O teatro é uma arte milenar, que acompanha o ser humano e se mantém presente em nossa sociedade, desde que o mundo é mundo. De certa forma, é possível dizer que seu surgimento coincide com o nascimento de nossa civilização, na medida em que formas de expressão artísticas como essa sempre estiveram acompanhando as mais diversas sociedades.
Agora você compreende que fazer novos amigos com no teatro é um fato! Em apenas um semestre, num bom curso de teatro, pessoas ao seu redor já irão sentir uma enorme diferença!
A vida cotidiana, do trabalho e da rotina trazem consigo uma repetição exaustiva dos mesmos atos. Matricular-se em um curso de teatro é escapar desse ciclo vicioso e abrir portas para outras experiências.
O que achou dessas dicas? Legal né! 😉