A peça de teatro não só promove alegria no público como ela consegue colocar esse mesmo público para pensar sobre o que foi dito. Ao sair dali os telespectadores possuem uma nova perspectiva de visão de mundo. Por meio de reflexões do cotidiano que a peça de teatro proporciona.
Antes de mais nada, o teatro é a forma de expressão mais característica do ser humano. Desde quando foi descoberto antes de Cristo, no século IV, essa arte já era uma forma das pessoas se expressarem por meio do corpo e da fala.
Dessa maneira, se tornou bastante comum discutir assuntos do cotidiano nas apresentações teatrais como forma de aproximar a plateia dos atores.
Além disso, o teatro é também uma forma de expressão social e política. Portanto, podemos dizer que a peça de teatro vai além da arte e provoca reflexões sobre a vida naqueles que prestigiam esse serviço.
Mas, você sabe por que e como isso acontece? É o que vamos ver a seguir. Confira!
Papel do teatro na sociedade
Como já dissemos antes, desde que foi descoberto, o teatro já tem esse papel de despertar reflexões nas pessoas que prestigiam esse evento. E abre espaço para artistas diversos se expressarem. Não somente os atores com suas interpretações, mas os roteiristas, figurinistas, a sonoplastia, etc.
Em períodos de pouca liberdade de expressão, essa arte foi muito perseguida, justamente por provocar reflexões e promover o desenvolvimento intelectual dos espectadores.
Você se lembra da última vez que prestigiou uma peça de teatro e como aquilo mexeu com você?
O teatro mexe com as emoções e chama a atenção até daqueles que não parecem muito interessados, e desse modo procuram conhecer mais sobre o assunto tratado.
A peça de teatro como forma de refletir sobre os sentimentos da sociedade
Desde a sua origem antes de Cristo, o teatro já nasceu com essa missão, a de provocar a sociedade a refletir sobre tudo.
Há quem diga que o teatro nasceu exatamente para isso e tem cumprido até hoje muito bem esse papel. Produções teatrais vão muito além do viés artístico, se caracterizando como uma atividade intelectual.
Artistas usam seus espaços para provocar debater e trazer à tona problemas e dores sofridos pela sociedade, mesmo que, implicitamente. Seja uma manifestação política, social, convívio familiar, a dor de um romance ou uma perda.
É no palco onde tudo se liberta e, quanto mais dentro do contexto da sociedade, mais a história contada gera a identificação dos espectadores. Essa é a grande magia, a compreensão e interpretação individual por trás de todo espetáculo. E toda a reflexão e transformação que isso pode provocar!
Os palcos como forma de transpor as questões sociais
Especialistas acreditam que os melhores dramaturgos que souberam trazer aos palcos questões da sociedade, foram em primeiro lugar, os gregos e em seguida, os autores da atualidade.
Dessa forma, textos de autores como Shakespeare refletem discussões na sociedade até hoje.
Em se tratando de atualidade, não poderíamos deixar de trazer para um texto que fala sobre reflexão, os acontecimentos durante o golpe militar, há cerca de 50 anos, onde o teatro teve um importante papel na luta política.
Especialistas afirmam que o teatro desde essa época é e continua sendo um instrumento de reflexão e luta política, apesar de ter sofrido censura no golpe militar de 1964.
Além disso, ele continua sendo também uma fonte saudável de entretenimento, além de ajudar a movimentar a atividade econômica de um país.
E para encerrar, vamos deixar uma frase para você refletir a respeito da importância da peça de teatro sobre a sua vida.
Se já foi ao teatro, vai ser fácil realizar esse exercício, se não, abra um aplicativo de reprodução de vídeos agora e busque por uma peça de teatro.
Após assisti-la, faça um texto contando o que você sentiu e em que ponto ela mais mexeu com você e o fez pensar e refletir sobre o assunto.
Gostou desse conteúdo? Temos muito mais por aqui! Aproveite para ler também:
E se quiser saber mais sobre cursos e aulas de teatro, Clique aqui!