Um ator tem uma rotina diferente, já parou para pensar como ela funciona? Muitas pessoas associam o dia a dia dos atores e atrizes à vida glamorosa, cheia de eventos e paparazzi. Mas a verdade é que não é bem assim.
Alguns artistas vivem mesmo uma rotina de glamour, mas mesmo esses mais famosos precisam se esforçar para manter a qualidade de seus trabalhos e de sua vida.
Ser ator ou atriz é um modo de vida, que pressupõe uma forma diferente de olhar o mundo. E essa forma inclui muita belezura e amorosidade.
Ou seja, o trabalho do ator ou da atriz se estende além do teatro, ou dos estúdios de gravação. É bastante comum encontrar pela casa desses artistas obras de arte diversas, plantas, muitas cores e, claro, pilhas e mais pilhas de livros, porque a rotina desses profissionais ainda inclui muito estudo e pesquisa.
Mas, sabe o que é gratificante? Quando o trabalho a que você dedicou muitas horas do seu dia te deixa feliz, alegre e satisfeito. Isso não tem preço!
Quer entender melhor sobre isso? Então, acompanhe a seguir o conteúdo que preparamos para você conhecer mais sobre a rotina de um ator!
Rotina de um ator: entenda como é
Do dia a dia de um ator, faz parte o estímulo à imaginação e o despertar da sensibilidade. Por isso, o ator ou atriz está sempre observando a vida humana: a natureza e as pessoas. Pois, além de uma inspiração, esse é o seu material de criação, ou seja, por meio do que ele faz suas composições criativas.
Além disso, o ator ou atriz tem sempre que preparar o seu corpo físico e emocional. Uma forma de fazer isso é dedicando algumas horas do seu dia ao relaxamento muscular e aos alongamentos.
Ainda, o ator ou atriz deve trabalhar para integrar o seu aparato físico e psíquico. Para tanto, observar a si mesmo e aos seus impulsos são uma forma de perceber a espontaneidade de suas ações e treinar sua capacidade de improviso.
E não é só isso, a rotina de ator está intimamente ligada ao cuidado com a saúde. Muita hidratação e uma alimentação equilibrada são hábitos diários que o ator ou a atriz tem.
Mas a interpretação é apenas uma das muitas atribuições que um profissional de teatro pode ter…
Muito além da atuação
Além dos ensaios e gravações, atores e atrizes também passam por outras atividades no dia a dia. Na rotina de um ator está inserido:
Vivenciar as circunstâncias do personagem
O processo de vivência do personagem exige muito do profissional, desde uma rigorosa disciplina com estudos das circunstâncias do papel até o conhecimento profundo de si mesmo. Isso tudo são fatores determinantes na hora de se colocar no lugar do personagem.
Trabalhar a autoestima
O ator sempre precisa estar motivado. Mas, não se preocupe, porque a própria rotina do teatro inclui exercícios que irão estimular isso. Por exemplo, a energia contagiante do coletivo de trabalho já vai ajudar a manter a autoestima elevada, o que ajudará na rotina de um ator.
Exercícios de concentração
Desde o primeiro dia de aula no curso de teatro, são trabalhados exercícios de concentração, pois isso será uma constante na rotina de um ator. O ator ou atriz tem sempre que estar inteiro em seu trabalho, seja na hora dos ensaios ou no momento de entrar em cena. Por isso, é fundamental realizar esses exercícios diariamente, que podem ser: meditação ou respirações profundas e ritmadas, entre outros.
Como um ator concilia trabalho e família?
Esse é um dos pontos cruciais na rotina de um ator que, se não for bem administrado, pode jogar toda a carreira desse profissional na lata de lixo. Por isso, antes de mais nada, busque o apoio de sua família, converse, explique como é o trabalho de um ator ou atriz e como esse profissional constrói a sua rotina. Com certeza, eles ficarão felizes junto com você quando perceberem que isso te deixa feliz.
Então, a cada novo trabalho, os atores precisam ler muito, pesquisar, discutir o texto em grupo e vivenciar as circunstâncias do seu personagem. Além de buscar conciliar vida profissional com pessoal.
Diferentes áreas para um ator
Após se formar em teatro, a atriz e o ator podem escolher diferentes áreas de atuação. E é isso que vai determinar a rotina de trabalho do profissional.
Nos palcos ou nas coxias, a profissão inclui:
- Interpretação;
- Cenografia (construção de cenários);
- Direção;
- Dramaturgia (escrever peças teatrais);
- Dublagem;
- Figurino e indumentária;
- Iluminação;
- Sonoplastia;
- Produção;
- Aulas em instituições privadas;
- Ensino e pesquisa.
E aí, já sabe qual área do teatro quer seguir? Se você ainda tem mais dúvidas sobre a profissão, aproveite para ler esse conteúdo: O que faz quem é formado em teatro? Entre em contato conosco.
Confira também: Como ser atriz ou ator