Você se considera interessante? Ou melhor: sabe como ser uma pessoa interessante?
Esse conceito é relativo e pode variar de acordo com o meio onde se vive. Por outro lado, é possível apontar algumas características de alguém que é visto assim por terceiros.
Normalmente, o indivíduo classificado dessa forma costuma ter autoestima elevada e facilidade em se relacionar e conviver com outras pessoas. Além disso, uma pessoa interessante apresenta conteúdo, sabe expor e compartilhar opiniões e demonstra empatia com os outros.
Se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir se tem essas características, continue a leitura!
O que é ser uma pessoa interessante?
De modo geral, pessoas interessantes são aquelas que acumulam muito conteúdo e conhecimento, e assim se destacam no contexto onde vivem e tem a facilidade de se comunicar e utilizar esse conhecimento a seu favor.
São pessoas que atraem para si a atenção dos que convivem com ela, pois se mostram sempre oportunas, com a coisa certa a falar e no momento adequado.
A pessoa interessante também sabe ouvir, consegue entender e se colocar no lugar do outro. É uma habilidade muito vantajosa, tanto pessoal quanto profissional. As relações íntimas daqueles que acumulam essas qualidades costumam ser mais ricas e afetuosas, uma vez que todos se sentem confortáveis na presença deles.
No trabalho, mostrar-se interessante é uma vantagem que se soma às aptidões profissionais. Dessa forma, o funcionário se destaca facilmente, tem boas relações e contribui com todos ao redor.
Como ser uma pessoa interessante?
1. Compartilhe aprendizado
Quando você detém conhecimento e faz uso dele, compartilhá-lo com aqueles que estão próximos só traz benefícios e contribui para um ambiente melhor. Todos saem ganhando: eles aprendem algo novo e você cria conexões com essas pessoas, por meio dessa troca de ideias.
Você pode compartilhar artigos interessantes, comentar sobre filmes, livros, cursos e viagens, ou explicar e até mesmo ensinar a alguém uma habilidade que você cultive. Esse tipo de troca enriquece a convivência e os relacionamentos.
2. Mantenha-se informado
Mas é claro que, antes de tudo, você precisa acumular conhecimento e informação para poder repassá-los adiante. Isso está diretamente ligado ao conceito de pessoa interessante, que é aquela com a qual se pode conversar longamente sobre diversos assuntos.
Nunca dispense boas leituras, tanto de livros e periódicos, quanto de sites de notícia e dos assuntos pelos quais você se interessa. Procure ampliar sua visão de mundo, compreender o que se passa no país e analisar criticamente as situações.
3. Saiba ouvir
Ao travar esse tipo de diálogo, lembre-se de que o interlocutor também deseja ser ouvido. A capacidade de ouvir torna a pessoa mais interessante diante dos outros, pois transmite confiança.
Então, exercite a empatia e a alteridade nas suas relações. Uma pessoa interessante é aquela que consegue se colocar no lugar do outro, entende diferentes pontos de vista, mesmo que não concorde, e, claro, respeita as opiniões de terceiros.
4. Exponha suas posições e opiniões sem ofender
Como comentamos no item anterior, é importante lembrar que de nada adianta ter conteúdo e saber expô-lo se a pessoa age com arrogância, preconceitos e superioridade em relação aos outros.
Uma pessoa só é interessante se consegue se expressar e externar suas opiniões e posições sem desrespeitar a dos outros ou diminuir aqueles que não sabem tanto quanto ela. Na verdade, a diversidade de pontos de vista é benéfica para você também.
Até porque a pessoa interessante não é aquela que tem razão sobre tudo, mas a que presta atenção ao seu redor e sabe como lidar com as mais diferentes situações que a vida proporciona, sem perder a personalidade.
Agora que você já sabe como ser uma pessoa interessante, mostre a todos que você também é uma delas e compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais!