Em um mercado de alta competitividade, como o da atuação, toda forma de ganhar destaque entre os concorrentes é válida. Nesse cenário, ganha destaque a importância de um material de ator montado de forma cuidadosa e estratégica, além de sempre atualizado, pois é a partir dele que produtores e diretores costumam fazer uma primeira seleção para a composição de elencos.
Para ajudar você a montar o seu material de ator, montamos um texto bastante completo tratando da utilidade, da composição, da relevância desse material e de outros aspectos cuja compreensão é fundamental para que um portfólio competente seja produzido, aumentando as suas chances de ser selecionado em boas oportunidades de trabalho futuras. Acompanhe a seguir!
O que é um material de ator?
Um material de ator, também conhecido com portfólio de atuação, é como se fosse um currículo que todo profissional da área precisa ter e manter atualizado. Esse material conta com registros audiovisuais, documentos escritos e outras formas de registro que fazem parte da sua trajetória na atuação, sendo fundamental para o reconhecimento dentro da área.
Para que serve o material de ator?
O material de ator tem a função de apresentar e popularizar um profissional do teatro entre diretores e produtores, uma vez que, através dele, a formação, as experiências e a versatilidade de um ator pode ser analisada de forma primária, tendo o poder de gerar interesse ou desinteresse nas pessoas responsáveis pela composição de elencos.
Como montar um material de ator para enviar para as produtoras?
O portfólio de um ator precisa ser montado de forma cuidadosa e estratégica, visando alcançar a maior eficiência possível com um mínimo de elementos, o que significa que um material muito poluído com documentações pouco significantes pode trazer uma má impressão, em vez de gerar interesse no público-alvo.
Primeiramente, é preciso expor uma formação competente. Nesse aspecto, caso o ator seja daqueles que sempre estão investindo em novos cursos, precisa selecionar os mais diversificados e os com melhor reputação dentro da área, evitando explicitar redundâncias e cursos de pouca relevância.
Em seguida, é muito importante tratar das experiências profissionais. Em relação a isso, o mesmo critério associado à formação vale, pois devem ser escolhidas e evidenciadas apenas as experiências de maior relevância e, principalmente, diversidade, porque isso traz a visão de que o ator tem a capacidade de expor diferentes emoções e trabalhar tanto com papéis cômicos quanto com trágicos.
Por fim, mas não menos importante, é indispensável que o ator colete o feedback de pessoas influentes relacionadas às suas formações e experiências, como professores, colegas de curso e trabalho, diretores, produtores e participantes do público. Esse feedback trará confiabilidade ao material de ator.
Qual é a relevância de cada item do material de ator?
Todos os itens do material de ator são essenciais para que ele alcance plenamente seus objetivos. Os documentos associados às formações comprovam que o ator recebeu instruções de boa qualidade, os registros de experiências profissionais certificam a experiência e a versatilidade do profissional, e os feedbacks dão validade a todo o resto.
Como garantir a credibilidade do material de ator?
Um material de ator bem montado, atualizado e, com isso, que entregue o que os diretores e produtores querem ver, por si só, tem potencial para gerar muitas boas oportunidades de trabalho para o seu dono. Contudo, em muitos casos, é preciso garantir a credibilidade de cada informação presente nesse portfólio, para evitar desconfianças.
Nesse viés, para garantir a credibilidade do material de ator, além de recolher os feedbacks do público, de diretores e produtores, de professores e de colegas de estudo e elenco, é importante fornecer formas para que todo o conteúdo do material possa ser verificado.
Isso pode ser feito com o auxílio de notícias, reportagens e materiais de divulgação associados às peças das quais o ator participou, guardando contratos e fornecendo formas de contato de pessoas e instituições que possam confirmar as informações presentes no portfólio.
Quando se deve atualizar o material de ator?
Um material de ator precisa ser atualizado com frequência, para que a relevância de um profissional cresça com o tempo e que seja evitada a ideia de que o dono do portfólio sustenta suas certificações como ator apenas em coisas muito distantes no passado, tornando-se obsoleto.
Por isso, o material em questão deve ser atualizado sempre que o profissional consiga algo novo de grande relevância para acrescentar nele. Por exemplo, se o ator conseguiu um papel com um perfil que nunca exerceu antes, é interessante que atualize seu portfólio adicionando essa nova experiência, porque ela pode criar oportunidades futuras.
Como enviar um portfólio de ator para as produtoras?
Normalmente, as produtoras e agências que trabalham com atores possuem seus canais próprios para o recebimento de portfólios. Diante disso, é necessário investigar nos sites dessas instituições quais são esses canais e, caso essa informação não seja encontrada de forma autônoma, entrar em contato com as formas de atendimento fornecidas.
Outra opção de envio é por meio de terceiro, como em contato direto com diretores e produtores influentes no meio. Eles, caso se interessem pelo perfil do profissional, poderão ajudá-lo a divulgar seu material de ator e a ganhar popularidade entre as produtoras.
Se você se interessa por conteúdos de apoio a atores iniciantes e aspirantes a ator, continue acompanhando o nosso blog, e, para saber mais sobre o Teatro Escola Macunaíma, entre em nosso site oficial.