Subir aos palcos, social ou profissionalmente, é o exercício mais puro do teatro. É nesse momento que o ator coloca em prática tudo o que foi estudado e ensaiado: todas as referências, leituras e exercícios se manifestam de forma vívida.
Desde a preparação que antecede a subida ao palco, passando pelo contato com a temática e as investigações acerca dela, as atividades são voltadas para o crescimento do indivíduo não apenas como artista cênico, mas como pessoa. Nesse sentido, a apresentação é a “prova real” do que foi apreendido durante o processo. Assim, o teatro se manifesta amplamente, através de reflexão, criação, comunicação e atuação.
Já deu para perceber o quanto é importante se colocar diante dos holofotes e praticar a arte teatral, certo? Esse é o nosso assunto neste post! Que tal aprender mais sobre ele? Continue conosco nesta leitura!
Por que a apresentação é tão importante para a prática do teatro?
Quando se pensa na importância de subir aos palcos, há uma reflexão que nem sempre é feita: a relevância da pós-apresentação. Se, durante a cena, tudo o que foi investigado, criado e vivido é comunicado, ao final dela é hora de analisar e refletir o que foi realizado, possibilitando a troca de feedbacks entre os envolvidos.
A relação entre o momento pré e pós-ato é muito proveitosa. Você aborda a temática, sabe e sente como ela afeta a sua vida enquanto ator criador, além de experimentar formas, meios e diálogos e apropria-se do papel. Até que, enfim, chega a hora de expressar todo esse trabalho interno, além de utilizar recursos apreendidos e aplicar os esforços.
Vale ressaltar que o aprimoramento do ator reflete na forma como ele vai expressar o espetáculo. Assim, o nível de comunicação é elevado. Os espectadores, em contrapartida, recebem essa informação por meio de seus sentidos.
Esse é o grande momento de interação entre plateia e ator. É dessa forma que as transformações acontecem, manifestando a arte e o aprendizado em si.
Quais são as vantagens de subir aos palcos periodicamente?
Quem estuda teatro precisa subir ao palco pelo menos uma vez a cada semestre. Essa periodicidade se faz necessária por ser o espaço de tempo adequado para captar novas reflexões e técnicas, provando delas e anunciando o resultado em forma de mostra teatral.
Para que entenda mais a fundo a importância de subir aos palcos, detalhamos os 5 principais benefícios dessa prática.
Aplicar o que foi aprendido
Tudo aquilo que foi aprendido durante as aulas e ensaios são constatados no momento da apresentação. Ao se colocar diante do público, é hora de ver, ouvir e sentir o quanto você cresceu, além de analisar os pontos de melhoria.
Além disso, a arte teatral não gera crescimento apenas no âmbito profissional. Muito mais do que isso, ela dará senso crítico de análise, de modo que, ao se apresentar, você ganhará conhecimento sobre si mesmo e sobre os próximos desafios que desejará superar.
Entender a expressão total da arte
Além de notar o seu nível de desenvolvimento como ator, todos os outros elementos que envolvem uma peça são colocados em pauta, tais como o estudo para atuar, a iluminação, a sonoplastia, figurinos, cenários, entre outros.
As demandas, etapas e ações para a montagem de um espetáculo são pensadas para melhor impactar quem o assiste e participa dele. Ter contato e cooperação ativa nessas outras linguagens cênicas agregará para que tenha a noção da dimensão artística nos projetos.
Obter realização pessoal
Principalmente para os que se sentem tímidos ou introvertidos, apresentar uma peça é a prova de que o teatro tem um efeito positivo. Ao aplicar as técnicas que garantem o sucesso da peça, a importância das aulas de teatro ficará visível.
A sensação de que antes você não seria capaz de realizar uma apresentação e agora dominou o personagem, os tempos, o texto e as expressões nas falas, além da “alma” do espetáculo, traz um renovo sem igual. É desafiar a si mesmo e sair vitorioso de todas as formas: realização é a palavra ideal para definir esse sentimento.
Aproximação da prática profissional
Se você faz aula numa escola de teatro realmente séria, as apresentações, ao menos uma vez no semestre, são requeridas por todos os motivos apresentados. Seguindo essa linha de raciocínio, não podemos nos esquecer da aproximação da prática profissional, por mais que seu real objetivo com as aulas não seja especificamente obter essa formação.
A intenção das aulas é também, de certa forma, desenvolver a arte que há em você, a fim de torná-lo um ator excelente. Não há como medir o desempenho, senão por meio da apresentação. A periodicidade semestral aparece como uma solução para aproximar o aluno da vida profissional de um ator, ato que justifica a estadia em uma escola de teatro.
Vivência na criação de projetos artísticos
Além disso, no processo de montagem da apresentação, você se relaciona com as mais diversas áreas. Assim, seu leque de conhecimento se expande, dando a oportunidade de envolvimento com os múltiplos processos envolvidos no fazer teatral. Você entende a totalidade da construção.
Abrir os horizontes para o universo dos sons, imagens, figurinos, backstages, logística envolvida, divulgação das peças, formas de comunicação e expressão, entre tantos outros cenários possíveis, é o grande ganho real das apresentações. A partir daí, você faz novos contatos e amigos, despertando interesses que não seriam possíveis sem essa prática.
Como vencer o medo de se apresentar?
Ao fazer teatro, a sua caminhada está sendo auxiliada por pessoas comprometidas com o seu desenvolvimento. Portanto, foque nos exercícios e reflexões e tente não pensar demais sobre isso, pois você tem todo o suporte necessário para fazer acontecer e se beneficiar pessoalmente desse feito. Essa é a sua segurança.
Subir aos palcos é a forma de concretizar todo o seu aprendizado. Sendo assim, o pensamento é muito simples: a proposta da apresentação acontece por etapas e você está envolvido em todas elas. Você vai se sentir pronto quando estiver pronto, pois é um processo que demonstra seus frutos naturalmente.
Lembre-se, também, de que estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas, além de auxiliar na sua caminhada teatral e pessoal: sempre preparamos conteúdos especiais, pensando nas suas necessidades e anseios. Que tal ser o primeiro a recebê-los? Não perca tempo, assine a nossa newsletter e fique por dentro!