Reconhecer suas emoções e saber lidar com elas, conhecer suas habilidades potentes e deficiências à serem fortalecidas, trabalhar para a sua evolução — tudo isso faz parte da jornada para entendimento de si e a percepção de identidade e valor pessoal. A importância do autoconhecimento não é novidade para ninguém.
Seja para a vida pessoal ou profissional, o tema tem sido bastante discutido. E isso não acontece à toa, já que se conhecer é essencial para que se tenha mais autoconfiança e bons relacionamentos (tanto amorosos quanto de amizade).
Quer saber como desenvolver seu autoconhecimento? Então é só continuar a leitura deste artigo e conferir nossas dicas!
Questione-se
Tire um tempo para respirar, pare e pense no que você realmente quer. Quais são seus maiores anseios, metas, objetivos e propósitos? Faça perguntas fáceis e difíceis para sair de sua zona de conforto, pois é fora dela que encontrará mais força de vontade.
Lembre-se de ser honesto, pois não haverá ninguém para lhe julgar. Não existe uma resposta ideal, nem o que é certo ou errado, o objetivo é apenas conseguir se enxergar melhor para tentar encontrar um bom caminho para a sua evolução.
Anote suas ideias e sentimentos
Essa é uma parte importante do processo. Sempre que tiver uma ideia — como a solução para um problema —, escreva e faça uma pequena análise da situação. Isso ajuda a organizar seus pensamentos e, portanto, exercita sua criatividade.
Não se preocupe em escrever algo que seja digno de virar um livro ou ser publicado em um blog, o importante é ter suas ideias e o que sente em mãos. Dessa maneira, você se conectará mais com você, o que pode trazer à tona soluções que antes pareciam estar esquecidas em sua memória.
Esteja aberto a mudanças
Acredite, mudar de opinião ou de comportamento é um sinal de maturidade, não de fraqueza. Toda essa jornada envolve a desconstrução de velhos conceitos e faz parte do processo de questionamento e reflexão. Ser flexível e aceitar que as coisas (e as pessoas) mudam deixa tudo mais leve.
Faça terapia
Sabemos que o autoconhecimento não é uma tarefa fácil, portanto, não hesite em procurar a ajuda de um profissional — passar por isso sozinho não é aconselhável. A psicoterapia lhe ajudará a lidar com a ansiedade e todos os sentimentos que poderão surgir nesse processo.
Um terapeuta proverá orientação para que você aprenda a melhor maneira de refletir sobre si e como lidar com o mundo e todas as suas demandas. Ele poderá ser um excelente aliado em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Tire um tempo para si
Nesse mundo agitado e em meio a uma rotina frenética e altamente conectada a tudo, tirar um momento para ficar sozinho é essencial para sua saúde física e psicológica. Aproveite para relaxar e ficar offline, ter hábitos mais saudáveis, ler um bom livro, praticar exercícios físicos e ouvir músicas que lhe fazem bem.
Colocar-se como prioridade não é um ato de egoísmo e sim de respeito consigo. Para conseguir realmente respeitar os outros, é necessário, antes de mais nada, respeitar a si e a seus limites. Saber quando dizer não e delegar tarefas é essencial para que seus objetivos e sonhos sejam alcançados com mais facilidade e sem tanto sofrimento desnecessário.
Agora que você já entendeu a importância do autoconhecimento, aproveite para nos seguir no Facebook e acompanhar nosso conteúdo por lá também!