Para uma pessoa, independente de sua profissão, ter uma boa autoimagem é importante para que ela seja capaz de se dedicar por inteiro ao trabalho e, principalmente, ter boas relações, tanto em sua vida profissional quanto pessoal.
A autoimagem, ou seja, a visão que temos de nós mesmos, muda conforme as experiências que vivemos ao longo da vida. Se, desde crianças, somos condicionados a acreditar sermos inferiores e menos capazes, nossa autoimagem será bastante depreciada.
Agora, se a crença for de que somos muito melhores do que realmente imaginamos, o contrário acontece e nossa autoimagem será muito positiva.
Mas, o que muitos de nós desconhece é que possível mudar essa autoimagem, principalmente quando ela é tão negativa que prejudica a existência de bons relacionamentos. Você sabe como conseguir isso? E, principalmente, conhece o valor da autoimagem? Não? Esse texto é para você. Aqui traremos esses e outros conceitos importantes sobre nossa própria imagem.
Valor da autoimagem
A autoimagem é o motor tanto do sucesso quanto do fracasso de alguém. Acreditar ser superior ou não ser capaz de desempenhar uma determinada tarefa pode determinar a estagnação, e para um ator, por exemplo, isso é a morte profissional.
O ator precisa deixar um pouco de lado sua autoimagem, incorporando em si a imagem a autoimagem feita por personagem a quem está emprestando seu corpo para, assim, entregar a interpretação perfeita.
Mas, quando existe um problema com a autoimagem, as dificuldades de interpretação surgem, e isso pode barrar um bom trabalho.
Por isso, é importante colocar em prática alguns pequenos hábitos que podem ajudá-lo a desconstruir uma autoimagem negativa e evoluir, tanto como ser humano mas, principalmente, como profissional.
Como fortalecer a autoimagem
Mantenha pensamentos positivos
Embora pareça um dito popular, o pensamento positivo realmente tem poder. Ele nos motiva a perseguir objetivos que acreditávamos serem impossíveis, assim como nos impele na resolução de problemas ou até mesmo na superação de limites.
Erre sem medo
Para o ator, sobretudo aquele que está começando, errar é um fantasma assustador. Entrar em um palco sem saber exatamente o que fazer ou como cativar o público, ou até mesmo errar uma fala é impensável.
Mas, e se te dissermos que errar não apenas é humano como deve ser permitido? Parece inacreditável? Pois não deveria. Para aumentar e reconhecer o valor de sua autoimagem, os erros devem fazer parte de sua vida.
Aceite que erre, e se perdoa sempre que isso acontecer. Mas busque corrigi-los. Aceitar não significa que você não fará nada para corrigir, e sim que eles não serão um fator de paralisia.
Esteja sempre motivado e pronto a superar seus limites
A autoimagem que fazemos de nós mesmos, para ser saudável, jamais pode ser a de que somos vítimas de uma situação. Se deseja fortalecê-la, é fundamental que você, sim, reconheça as dificuldades por que passa, mas também tente superá-las.
Aqui, é importante adotar atitudes simples, como sempre adotar uma postura positiva e se relacionar com pessoas positivas, cuja vida tenha algo a acrescentar às suas experiências cotidianas.