Na vida, se a gente não encontra algo que nos dê prazer e desenvolva nossas habilidades, é possível que esta não pareça fazer sentido. Há pessoas que se aproximam do mundo das artes, especialmente o teatro, como forma de fazer a vida valer a pena. No entanto, é comum que a pessoa já tenha outros afazeres, como obrigações profissionais e acadêmicas.
Nesse caso, é possível conciliar estudos, arte e trabalho? É claro que sim! Basta saber como organizar a rotina para poder ajustar os horários para dar conta de tudo. Escolher uma escola de artes que seja flexível também ajuda bastante nesse processo.
Quer saber mais? Acompanhe este post e conheça dicas imbatíveis para você dar conta ao mesmo tempo do emprego, estudos e das competências a serem aprendidas com as artes. Confira!
Crie um cronograma semanal para dividir o tempo
Todo mundo já sabe que um dia tem 24 horas e uma semana sete dias. Apesar disso, poucas pessoas conseguem aproveitar todo esse tempo de maneira produtiva. Infelizmente, não podemos esticar o tempo, mas podemos fazer chegar perto disso. Como? Elaborando um cronograma semanal.
Esse tipo de estratégia permite separar cada compromisso da semana por tempo de realização. Para criar o seu planejamento, você deve listar todas atividades para esse período. Isso inclui a jornada de trabalho e estudo, o tempo que você precisa para se dedicar a sua arte e até mesmo aquelas idas ao supermercado — ou seja, tudo que você pretende fazer durante a semana.
Depois de reunir essas informações, você pode criar uma planilha. Nela, você deve distribuir suas atividades em dias e horários (lembrando que é interessante reservar pelo menos duas horas diárias para os estudos). Considere também o tempo de deslocamento entre casa e trabalho: isso faz toda a diferença no cálculo das horas disponíveis.
Lembre-se de incluir, nesta planilha e na sua vida, o tempo de descanso. Os fins de semana (ou pelo menos um dos dias dele) devem ser usados para relaxar. Se a arte que você se dedica for muito relaxante, aproveite o fim de semana para se dedicar ainda mais. Com esse cronograma feito, você terá mais chances de acertar na conciliação entre arte e trabalho.
Comprometa-se com o trabalho e estudo
Chegar em casa com trabalho acumulado não é uma coisa boa — e deixar para estudar no trabalho também não é seguro, pois aquele tempo que você separou no cronograma para se dedicar aos estudos ou trabalho vai ser comprometido. No fim das contas, você vai ficar atrapalhado e compensar seu tempo nas horas que você gostaria de dedicar à arte.
Para evitar isso, comprometa-se com o trabalho e estudos. Evite distrações durante os estudos para dar conta do conteúdo. Também mantenha o foco no trabalho e procure formas de ser mais produtivo. Por exemplo, tente delegar tarefas a seus colegas, trabalhe mais em grupo e tenha uma agenda organizada. Assim, você não deixa que suas atividades se acumulem ao longo da semana
Aproveite seu tempo ao máximo
Por acaso você usa transporte público? Tem ao menos quinze minutos livres dentro do seu horário de almoço? Já imaginou aproveitar esse tempo para realizar algumas atividades? Acredite: mesmo com apenas alguns minutos diários você consegue otimizar a sua dedicação ao seu trabalho, estudo ou à sua arte.
Nesses pequenos intervalos, aproveite para fazer uma leitura obrigatória do curso ou responder àquele e-mail do trabalho. Se quiser deixar esses intervalos prazerosos, aproveite para ler um texto ou assistir àquele vídeo que fala sobre teatro. Juntando minuto por minuto, você consegue reunir uma boa bagagem de conteúdo ao fim do mês.
Use a tecnologia a seu favor
Para organizar a rotina de trabalho e estudos não basta ter dedicação e boa vontade: hoje em dia, é preciso recorrer à tecnologia. Há uma série de aplicativos exclusivamente voltados para otimizar os estudos e o trabalho. Eles geralmente são gratuitos e podem ser baixados no seu celular.
É o caso do MyStudyLife. Esse aplicativo ajuda a fazer o planejamento de seus estudos. Com ele você pode cadastrar trabalhos, provas e compromissos, tudo organizado no dia e horário que você achar melhor. Ele também salva todas as informações na nuvem, não consumindo a memória do seu dispositivo e fazendo com que você consiga acessá-las de qualquer lugar. Baixe esse e outros aplicativos e se beneficie dessas tecnologias!
Conte com a colaboração da família e amigos
Mesmo com toda tecnologia disponível e um excelente cronograma semanal, pode ficar difícil conciliar trabalho e estudos se você não tiver uma ajudinha da família e amigos. Esses podem ser essenciais para manter você no foco e também oferecer apoio emocional.
Converse com seus familiares e amigos que você possui uma rotina tripla: quer se dedicar ao trabalho, estudos e também ao teatro. Peça para eles ajudarem você no cumprimento de algumas demandas vindas tanto do trabalho ou dos estudos quanto na vida em geral. Por exemplo, solicite a ajuda de um amigo para arrumar o seu quarto ou para consertar aquele computador que você precisa tanto.
Também conte com a ajuda deles para se sentir motivado. Compartilhe suas preocupações com eles e não se esqueça de desabafar quando as coisas apertarem. Assim, você se sente mais acolhido e terá mais energia para tocar a rotina.
Ainda convide-os para assistir peças de teatro e até mesmo acompanhar você no teste de elenco. Isso te auxiliará a ter mais otimismo e receber um feedback sobre a arte na qual você se dedica.
Procure escolas de arte com horários adaptáveis
Talvez fique difícil de mudar os horários do seu emprego e das suas aulas na faculdade. Então, a saída para poder conciliar estudos, arte e trabalho é recorrer a escolas de arte com horários adaptáveis. Existem, por exemplo, escolas de teatro que oferecem cursos nos três turnos, o que pode contemplar as suas necessidades.
Além disso, nessas mesmas escolas os encontros são uma vez por semana e têm duração de poucos meses. Assim, você consegue dar conta de outras obrigações, frequentar e se formar no curso de arte que agrada a você.
Essas foram algumas dicas para harmonizar a relação entre estudos, arte e trabalho. É importante destacar que a arte não serve apenas para nos dar uma sensação de relaxamento, mas também para nos possibilitar adquirir experiências diversas. Com o teatro, por exemplo, é possível melhorar a capacidade de expressão e criatividade, reduzindo a dificuldade de argumentar e se comunicar.
Por falar em teatro, já pensou em conhecer uma escola de teatro que oferece cursos para diversos níveis? Entre em contato com a gente e se surpreenda-se!