Como perder medo de palco: 7 estratégias práticas

Estar no palco e ser o centro das atenções é um motivo de medo para muita gente, mas lidar com esse receio é mais fácil do que imagina.

Muita gente tem medo de falar em público. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 59,7% sofrem desse medo, comum também em quem já passou por esse momento na vida.

O medo já existe normalmente ao falar em público, quanto mais em um palco, seja na apresentação de um trabalho de escola ou faculdade, em alguma reunião profissional ou em outras ocasiões.

Para ajudar, separamos, a seguir, algumas estratégias simples. Comece a praticá-las e espante esse medo!

1. Mantenha uma respiração mais lenta

Com toda a correria do dia a dia, é comum a respiração ficar acelerada e, por vezes, até ofegante, mesmo sem perceber. Para controlar isso, aprenda a respirar pelo diafragma. Talvez pareça um pouquinho difícil no começo, mas é só questão de prática.


Sente-se ou deite em um lugar confortável. Depois, coloque uma das mãos no peito, e a outra, no abdômen. Apenas a mão de baixo se moverá durante a respiração. Respire pelo nariz por 4 segundos, segure a respiração por 2 e exale por 6.

Repita esse processo por 5 a 15 minutos para sentir um relaxamento que ajuda bastante.

2. Mantenha a postura ereta e o peito aberto

A linguagem corporal é poderosa! Levante um pouco os ombros, mantenha-se ereto e o peito para frente. Lembre-se da postura do Super-Homem em uma capa de filme: é algo naquele sentido.

Com o passar dos segundos, você naturalmente sentirá mais confiança e tranquilidade, o que ajudará muito a saber como perder medo de palco.

3. Agradeça a plateia e sorria

No trabalho, na escola, faculdade ou onde estiver, um bom primeiro passo é demonstrar gratidão às pessoas presentes e cumprimentar com um belo sorriso. Isso contribui para estabelecer uma conexão mais firme e proporcionar tranquilidade e conforto.

4. Fale: não se apresente

Quem reflete sobre como perder medo de palco costuma se preocupar muito com o fato de se apresentar perante uma plateia. Porém, assim como não dispomos de um roteiro para conversar com amigos e familiares e tudo corre com naturalidade, o mesmo raciocínio se aplica aqui.

É claro que a conversa será conduzida por um fio condutor, o que significa que você não falará tudo o que vier à mente. Porém, ao enxergar a situação dessa forma, o fardo fica mais leve.

5. Movimente-se

Não é à toa que o palco é grande. Há a liberdade para caminhar por toda a sua extensão, o que costuma ser mais tranquilo do que ficar parado em apenas um ponto.

Não é necessário andar em todo o palco, literalmente, mas dar uns passinhos já ajuda bastante com a controlar a ansiedade.

6. Lembre-se de que todos os presentes são pessoas

Não é porque você está no palco que é uma sumidade em apresentações. Da mesma forma, as pessoas na plateia não são menos importantes do que você. Em suma, lembre-se de que todos são pessoas, ou seja, sujeitas a erros, falhas e preocupações.

Permita-se errar, tentar e aprender. Afinal de contas, ser um especialista no palco não é a sua ocupação principal (pelo menos, não até o momento), ou seja, você não há a “obrigação” de ser o melhor naquilo que está fazendo.

A coragem e disposição em estar ali já é um ponto positivo!

7. A prática potencializa a execução

Por fim, quem quer aprender como perder medo de palco precisa entender que a primeira vez costuma ser mais difícil, mas, conforme o tempo passa, as próximas já tendem a ser mais tranquilas.

É claro que algumas novidades podem surgir, por exemplo, falar para plateias maiores, mas não se exija a perfeição quando ainda não foi possível praticar tanto quanto seria o ideal.
Se quer saber como perder medo de palco, fazer um curso de teatro São Paulo é uma ótima maneira. A Macunaíma é uma escola de teatro que oferece curso de teatro iniciante para atores e atrizes e auxilia até quem não quer seguir a carreira, mas destravar a performance nos palcos!