Atuar talvez seja uma das profissões mais magníficas! Dar vida e voz a um personagem vai além da caracterização e de decorar as falas. A atuação tem a ver com entrega, dedicação e muita técnica. Então, esteja certo de que, apesar de todo glamour, o ofício é árduo e o caminho é longo. Antes de trilhá-lo, muitos se perguntam: como se tornar atriz/ator?
O que é preciso para ter sucesso na profissão? Bom, ser apaixonado pela profissão já é um bom passo, mas é preciso bem mais que isso. A carreira exige bastante estudo, conhecimento de diferentes áreas artísticas e aperfeiçoamento das técnicas.
É muito comum pensarmos em grandes estrelas hollywoodianas ou em figuras das grandes emissoras de TV. E é essa glamourização que desperta muito o interesse na profissão. Entretanto, atuar é muito mais do que nas telas do horário nobre! Existem grandes profissionais fora das telinhas e das telonas, com carreira de sucesso e muito reconhecimento.
Para ajudar você, que sonha em seguir a carreira artística, separamos alguns pontos importantes que vão ajudar nessa caminhada. Acompanhe!
O que faz um ator?
Atuar envolve mais do que memorizar falas e interpretá-las de maneira convincente. Na verdade, o ator é responsável por dar vida a personagens. Além disso, consegue criar e moldar as personalidades, emoções e comportamentos deles — conforme as necessidades do enredo e da visão do diretor.
Na prática, os atores podem trabalhar em diversas áreas, como teatro, cinema, televisão, comerciais e até dublagem. Ademais, devem estar prontos para colaborar com outros profissionais, como roteiristas, diretores e colegas de elenco. Dessa forma, se garante que o projeto final seja coeso e envolvente.
Podemos dizer que o trabalho do ator é muito dinâmico. Dependendo do papel, é necessário mudar a aparência física, aprender novas habilidades, estudar profundamente o comportamento humano e as nuances emocionais. Por isso, o processo de imersão em um personagem costuma exigir disciplina e adaptação.
Como se tornar ator?
Infelizmente, o ofício de ator ainda sofre bastante preconceito. Algumas pessoas encaram a busca pela oportunidade de atuar como passatempo. Entretanto, ser tornar atriz/ator é como qualquer outra profissão: exige muita dedicação e estudo. Então, como se tornar atriz/ator?
Ser apaixonado pela carreira artística é um bom começo, mas atores e atrizes profissionais precisam estudar bastante. Seja no início, para aprender as técnicas de apresentação, interpretação e vocal, seja no decorrer da carreira, para dar vida ao personagem da forma mais natural possível.
Sem dúvidas, a arte de atuar exige muita paixão. E esse sentimento, alinhado com a dedicação e o foco, é a combinação perfeita para se tornar um artista completo.
Quais as principais habilidades e competências que um ator deve ter?
Além da formação acadêmica e técnica, um ator deve desenvolver uma série de habilidades para se destacar e conquistar papéis. Algumas das competências essenciais incluem:
- Boa comunicação: saber se expressar claramente é fundamental para transmitir emoções e intenções por meio do personagem.
- Memorização: é essencial ter a capacidade de memorizar falas e ações de maneira eficiente. Em especial, no teatro e TV — nos quais os textos costumam ser extensos.
- Criatividade e imaginação: criar uma interpretação única e convincente do personagem demanda uma boa dose de imaginação e criatividade.
- Resiliência e autoconfiança: o processo de casting e a carreira de ator em geral envolvem muitos “nãos”. Ser resiliente e manter a confiança nas próprias habilidades é essencial para seguir em frente.
- Trabalho em equipe: atuar envolve trabalhar com uma equipe de produção, diretores e outros atores, requerendo boa comunicação e colaboração.
- Flexibilidade e adaptabilidade: um ator precisa se adaptar a diferentes papéis, situações e diretores, muitas vezes sob pressão de prazos curtos.
Quais cursos profissionalizantes para ator?
Além dos cursos técnicos e de graduação, existem as escolas profissionalizantes de teatro e TV. Esses, como aqueles, abordam matérias teóricas e práticas, segundo a modalidade de curso escolhida.
A grande vantagem as escolas profissionalizantes de teatro é que, no geral, foram fundadas por artistas renomados. Além disso, contam com atores, atrizes, produtores famosos e consagrados que dão aulas — compartilhando suas experiências.
Outra diferenciação é que existem ofertas de curso para crianças e adolescentes, que podem começar desde cedo a trilhar sua carreira artística. Os principais cursos de teatro e TV são:
- Teatro Escola Macunaíma;
- Casa das Artes Laranjeiras;
- O Tablado;
- Escola de Atores Wolf Maya;
- Célia Helena Centro de Artes e Educação;
- Grupo Galpão;
- Senac São Paulo (SENAC SP);
- Universidade de São Paulo (USP).
Quais cursos superiores para ser ator profissional?
As universidades privadas e públicas no Brasil oferecem cursos de Artes Cênicas e Teatro para graduação na área artística. Em média, a duração é de quatro anos. O currículo é variado, mesclando aulas teóricas, como antropologia e história do teatro, e práticas, como canto, interpretação e respiração.
Alguns dão mais enfoque para disciplinas de interpretação, enquanto outros focam mais na direção e produção de espetáculos e peças. Veja onde se graduar:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
- Universidade de Brasília (UnB);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Para ser ator precisa de documentação?
Uma dúvida sobre como se tornar atriz/ator é em relação à documentação profissional. Desde 1978 a profissão é regulamentada e para ter o reconhecimento é necessário ter um registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
Assim como os médicos precisam de registro do CRM, os engenheiros do CREA e os advogados da OAB, para atuarem profissionalmente, atores e atrizes precisam do registro DRT.
Esse é o documento que atesta a capacitação profissional, emitido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED) — órgão que regulamenta as atividades cênicas no Brasil.
Com esse documento, é possível trabalhar profissionalmente, de forma remunerada, atuando no teatro, cinema, TV, cinema, streaming ou comerciais.
Como conseguir o DRT?
Existem duas maneiras de ter o registro profissional de ator:
- apresentar o diploma de conclusão de um curso técnico ou superior;
- comprovar a experiência profissional remunerada;
- fazer um teste extremamente difícil;
- pagar uma taxa.
Nesses últimos casos, para dar entrada no registro é necessário ter, no mínimo, 16 anos completos.
Qual a vantagem de ter o DRT?
Por lei, somente quem tem registro profissional pode exercer atuar em programas na TV, peças de teatro, filmes e séries ou comerciais. Por outro lado, amadores sem registro só podem trabalhar como figurante ou personagem sem fala.
Existem pessoas que tentam começar a carreira artística de maneira amadora, apostando apenas na experiência e no talento para conquistar grandes oportunidades. Entretanto, a competitividade neste mercado é alta e o DRT acaba sendo um diferencial importante que oferece credibilidade e ajuda a ter mais acesso a oportunidades.
Afinal, o registro atesta oficialmente que o profissional é habilitado para exercer a profissão, tendo cumprido os requisitos e a carga horária de aprendizado. Então, quem está buscando ganhar espaço e destaque na carreira artística deve considerar fazer um curso que viabilize obter o DRT.
Saiba mais sobre: o que é DRT
O que vem depois da profissionalização?
Após finalizar a formação e obter o registro profissional, o próximo passo é focar nos testes e audições para ser aprovado para um papel. Por isso, é fundamental escolher um curso renomado, que ofereça a viabilidade do registro DRT e ter um bom relacionamento durante a formação.
Conseguimos tirar suas dúvidas sobre como se tornar atriz/ator ? Se tem vontade de investir na carreira e acha que tem talento para isso, busque o seu sonho. Veja aqui como funciona o Curso de Teatro Online da Macunaíma!