Engana-se quem pensa que trabalhar em teatro é apenas atuar. O ensino da arte vai muito além das disciplinas e atividades de interpretação. As dinâmicas desenvolvem as habilidades cognitivas, físicas emocionais e sociais dos alunos. E as disciplinas teóricas dão um panorama sobre a história do teatro e as atuações nos bastidores.
Você quer trabalhar em teatro? Então vem conhecer as diferentes frentes de atuação e confira algumas dicas importantes para se tornar um profissional nesta área!
O Perfil de um profissional de Teatro
Timidez é uma característica comum a muitas pessoas, e não é diferente com os atores. Por isso um ator pode sim ser tímido e reservado em sua vida pessoal.
Mas em suas criações o profissional de Teatro precisa se expressar muito bem com o corpo e com as palavras.
E isso pode parecer um desafio para os mais tímidos, mas tudo na vida é uma questão de aprendizado. Então, com as aulas de teatro, o aluno vai treinar sua espontaneidade e sua capacidade de improvisação. O que será muito bom para sua vida pessoal e não apenas para os palcos.
Outra característica do profissional de teatro é a capacidade de trabalhar em equipe. Um espetáculo não acontece sozinho, nem mesmo com uma pessoa só. Os atores estão sempre numa relação de jogo, em que um cria a partir das propostas do outro. Por isso, no teatro se fala tanto em escutar e olhar, o que significa desenvolver a habilidade de se conectar verdadeiramente com o que está ao seu redor.
Ainda, nos bastidores existe uma equipe e cada profissional tem as suas responsabilidades. Portanto, é extremamente importante trabalhar em conjunto. Mas isso se aprende e pratica na formação do profissional de teatro, e é também uma experiência muito importante para o dia a dia.
A rotina de um profissional do Teatro
A interpretação é apenas uma das muitas habilidades que um profissional de teatro pode desenvolver.
Uma vez formado em teatro, o profissional pode escolher diferentes áreas de atuação. Essa escolha vai determinar a rotina de trabalho do profissional.
A profissão inclui:
- Interpretação;
- Cenografia (construção de cenários);
- Direção;
- Dramaturgia (escrever peças);
- Dublagem;
- Figurino e indumentária;
- Iluminação;
- Sonoplastia;
- Produção;
- Ensino e pesquisa.
A rotina de um profissional de Teatro, portanto, varia bastante de acordo com a área que ele escolhe para atuar.
Dicas para quem quer trabalhar em teatro
Para trabalhar com teatro é preciso estudar. É importante passar por formação, enriquecendo a bagagem cultural e ampliando os conhecimentos.
Para se profissionalizar, existem cursos técnicos profissionalizantes de teatro e cursos superiores em universidades.
Nas universidades o curso de artes cênicas pode ser tanto bacharelado quanto a licenciatura, ambas com duração de quatro anos e ensino que vai além da interpretação. Exploram técnicas de direção, criação de espetáculos, montagem e iluminação.
Dependendo da área que você pretende trabalhar, apenas uma faculdade não é o suficiente. Portanto, pode ser necessário realizar uma pós-graduação ou uma especialização.
Dicas para atuar na área
Para seguir carreira artística é preciso um pouco mais do que formação na área. Primeiro é preciso paixão e vontade para se tornar um profissional de teatro.
O que mais é preciso então? Viver a arte como um todo! Veja cinco dicas para quem sonha em trabalhar com Teatro:
Frequente o teatro
Para ser um bom profissional de artes cênicas, um dos principais pilares é mergulhar no universo. Ir bastante ao teatro e ver peças de tipos variados, com diferentes trabalhos de composição. Uma dica interessante é ter o hábito de fazer uma análise por escrito do que assistiu.
Atualize-se
Como já dissemos, não é preciso talento! Teatro é uma profissão como qualquer outra e se pode aprender! Além de fazer um bom curso profissionalizante ou universitário, é importante assistir aos trabalhos dos colegas e manter-se sempre em constante atualização. O profissional de Teatro é, a todo o momento, desafiado a se manter atualizado e sair de sua área de conforto. Portanto é fundamental se reciclar em cursos livres e oficinas.
Arrisque-se
O erro é um processo necessário para qualquer aprendizado e crescimento. Não tenha medo de se entregar em suas descobertas.
Observe
A observação é uma habilidade importante para os atores. Suas próprias experiências de vida e daqueles que te cercam são ótimos laboratório para tentar não criar padrões. Tenha sempre os olhos bem abertos e busque sair da sua área de conforto.
Não desanime
Assim como em outras profissões, a carreira no Teatro tem suas dificuldades. Mesmo diante das adversidades e dos desafios, não desanime. Com paixão, vontade e persistência você vai alcançar seus objetivos.
Agora que sabemos como trabalhar em teatro. O que acha de começar suas aulas o quanto antes? Entenda aqui como funciona o curso iniciante de teatro.