Quando você está muito estressado e procura por maneiras de relaxar, a meditação pode servir como uma grande aliada. Acredite, cuidar da sua mente é tão importante quanto cuidar de seu corpo.
Dentre os benefícios dessa prática, podemos destacar a diminuição do estresse, da ansiedade e de sentimentos de solidão e medo — o que traz também um maior bem-estar físico, uma vez que você conseguirá relaxar mais. Além disso, melhora sua capacidade de observação, sua concentração e seu foco.
Quer saber como praticar a meditação? Então, continue a leitura deste artigo e conheça cinco técnicas básicas para você experimentar!
1. Igualdade de respiração
É um método rápido e que ajuda a equilibrar a respiração e seu corpo como um todo. Por isso, é uma ótima opção para iniciar o processo de meditação, já que o ajuda a se concentrar.
Para começar, feche os olhos e inspire: 1, 2, 3, 4; então, expire: 1, 2, 3, 4; continue até se sentir confortável com esse ritmo. Pronto, simples assim.
2. Escaneamento corporal
Esse é um dos principais exercícios na prática de meditação e tem como objetivo a percepção de cada parte de seu corpo — e como tudo está interligado. Há também a observação das sensações físicas, como a sua pele, apenas percebendo como elas agem em você.
Para fazê-lo, busque uma posição confortável (a melhor é sentar-se com a coluna ereta e com as pernas cruzadas) em um ambiente tranquilo. Em seguida, feche os olhos, respire fundo e comece a “viajar” por seu corpo: observe como sua cabeça está ligada ao pescoço, o pescoço, aos ombros, os braços, ao tronco, e assim por diante. Faça isso até chegar aos pés e depois faça o caminho inverso.
3. Relaxamento dos músculos
Essa técnica faz com que você perceba pontos de tensão em seus músculos. Partindo disso, vejamos um exemplo prático: se seu ombro está doendo, tensione-o, contando até 5, e depois solte-o. Repita o processo 3 vezes, sempre mantendo a respiração calma. Tudo isso pode ser aplicado em cada parte tensa de seu corpo.
4. Técnica do jardim
É um exercício de visualização mental, que ajuda bastante na percepção. De olhos fechados e em uma posição confortável, mantenha a respiração sob controle e imagine um jardim só seu. Não faça julgamentos, apenas observe o que surge.
Se o seu jardim estiver descuidado, o que é bastante comum, é sinal de que você precisa dar mais atenção a certas áreas de sua vida — como conhecer melhor suas próprias emoções.
5. Mindfulness
Se você já procurou algo sobre a arte de meditar, já se deparou com esse conceito, não é mesmo? Isso porque ele vem do princípio básico da meditação: estar presente e consciente de si e de suas ações.
O termo em inglês se refere ao ato de estar atento ao que está sendo feito. Portanto, esse sistema tem foco em não viver sua rotina no modo automático. Por exemplo, se estiver almoçando, preste atenção à textura e ao cheiro dos alimentos e realmente aprecie a comida.
Vale ressaltar que meditar não significa não pensar em nada — até porque, vamos combinar, isso não existe. O segredo está em observar suas sensações e emoções sem julgá-las, o que lhe ajuda a deixar sua mente em um estado mais relaxado.
Lembre-se de que é uma prática que demanda esforço e dedicação, e que cada pessoa tem seu próprio ritmo de evolução. Se você puder aliá-las a aulas de teatro, será uma ferramenta ainda mais poderosa de crescimento pessoal.
E então, curtiu saber mais sobre as técnicas de meditação? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos de qualidade como este diretamente em seu e-mail!