Você já sentiu a necessidade de precisar provar que é feliz o tempo todo? É só entrar nas redes sociais para se ver rodeado de pessoas sorridentes, vivendo ótimas experiências. Dá a impressão de estarmos sempre em busca da felicidade, desde que registrada em uma foto perfeitamente enquadrada.
O sentimento, no entanto, precisa vir de dentro, genuíno e natural, sem a obrigação de dar satisfação para os conhecidos. A obsessão da sociedade em demonstrar felicidade não faz nascer essa sensação boa em nossos corações.
Forçar as próprias emoções e forjar um sentimento que não está ali só serve para gerar ansiedade e estresse. O caminho em busca da felicidade é sereno e mais simples do que você pensa. Confira algumas pistas de como percorrer essa caminhada!
Tenha uma vida mais consciente
O cotidiano é muito corrido, mas pare um pouco e pense sobre como está vivendo a sua vida. Será que todo o estresse que está passando para ganhar mais dinheiro vai se transformar em felicidade ou será que você está apenas preenchendo os dias sem vivê-los de fato?
Tudo com calma, claro. Não se trata de uma competição pra ver quem tem o feed mais feliz do Instagram. Reflita se existe equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal. E também se você consegue enxergar isso dentro de si mesmo. Afinal, o autoconhecimento é uma ferramenta valiosa para saber o que está acontecendo na vida interior.
Viva mais o presente
Cuidado ao impor condições demais à sua felicidade. Não deposite a responsabilidade desse sentimento em uma promoção, um relacionamento ou uma situação financeira mais estável. Se estar bem significa depender do que vai acontecer no futuro, o presente não vai ser vivido.
Claro que é ótimo colocar metas a serem alcançadas, mas não adie a sua felicidade até esse momento. Se você acha que o momento atual não oferece nada para que você se sinta feliz, olhe novamente ao seu redor. O contato com as pessoas queridas, uma música empolgante, um pôr do sol ou uma comida deliciosa, por exemplo, são provas de que a felicidade está mesmo nos detalhes.
Aumente a sua resiliência
Não tem jeito, viver em sociedade vai causar pressão e apresentar desafios. Não adianta imaginar que só dá para viver em busca da felicidade se não encontrar obstáculos. Eles sempre existirão. O que resta a fazer é desenvolver a resiliência, ou seja, a capacidade de superar desafios sem deixar que isso o abale.
Realmente não é tão fácil, mas é preciso coragem para se manter aberto e compreender melhor o mundo, ter mais empatia pelas pessoas e procurar controlar tudo aquilo que derruba o seu humor. Só assim é possível aumentar a sua resiliência e proteger a sua felicidade das adversidades do mundo.
Renove a sua esperança
Parece clichê, mas a esperança é realmente o que nos move em períodos difíceis. É muito perigoso desistir desse sentimento, principalmente para a saúde mental. Muitas vezes, o mundo não apresenta sinais de melhora e notícias ruins aparecem o tempo todo.
Se o pessimismo fizer você perder a esperança, lembre-se de que, além das partes ruins, a vida sempre vai mostrar coisas boas também. E se acha que é impensável ter uma atitude mais otimista, saiba que é possível aprender.
Estar em busca da felicidade não significa ser feliz o tempo todo. Para sentir essa emoção, é preciso que exista um contraponto, com momentos não tão agradáveis. Além disso, muitas vezes, os motivos para ser feliz existem onde nem paramos para olhar.
Gostou deste texto? Curta a nossa página do Facebook para ver mais conteúdos assim!