Se você é um ator que está para fazer um teste para a televisão, é algum empregado de uma empresa e terá que realizar uma videoconferência e, em ambos os casos, você está com receio, pois não sabe se comportar na frente da câmera, fique tranquilo, pois o objetivo deste texto é trazer algumas técnicas para que você possa por em prática e acabar com esse medo de câmera.
Para isso, é importante que você fique atento às dicas que são colocadas aqui e comece a praticá-las, pois, cada vez mais que você realizar qualquer coisa de frente para a câmera, mais intimidade você terá com ela e menor será o seu nervosismo diante dela.
Observe as dicas abaixo!
1 – Saiba quem você é
Estar na frente de uma câmera diz muito sobre quem é você. Por isso, é importante, antes de qualquer coisa, você ter a plena ciência de como se comporta, como você se posiciona. Uma boa ideia que você poderá ter é tirando a famosa “selfie”.
É através dela que você terá um olhar mais crítico sobre você, pois assim, você saberá qual é o seu melhor ângulo, a melhor posição para a sua cabeça, a sua postura de um modo geral. Com isso, você poderá corrigir aquilo que não gosta e se apresentar de uma forma melhor. A sua postura diz muito sobre você!
2 – Entenda o objetivo de falar para a câmera
Outra dica importante é você saber o motivo do qual você estará falando para a câmera. Isso porque, quando você tem um objetivo, não será qualquer coisa que te fará desistir. Portanto, pense no porque de falar em frente à câmera.
Se está na dúvida, o seu vídeo pode ser para incentivar as pessoas? Para falar sobre a rodada do campeonato de futebol? Apresentar alguma música que você compôs e tocou?
Independente de qual for o seu objetivo, você deverá pensar nele como ponto de partida e chegada.
3 – Cuidado com as mãos
Um cuidado de você deve ter é com as suas mãos. Existem pessoas que falam muito com as mãos, ou seja, elas gesticulam de forma abusiva, o que faz com que elas acabem chamando mais a atenção do que aquilo que a pessoa está querendo dizer. E, nesse caso, pode estar passando, mesmo que sem intenção, uma ideia errada daquilo que você realmente deseja apresentar.
Observe os seus gestos e veja se você tem algum cacoete. Se positivo, tente evitá-lo ou então, eliminá-lo de uma vez.
Quer saber sobre postura, observe os apresentadores de telejornais que, geralmente, possuem uma postura padrão quanto à apresentação.
4 – Relaxe
Não fique nervoso, pois isso só irá prejudicar. Mantenha a calma e seja sempre você. Não queira imitar ninguém, você tem o seu estilo e é com ele que você quer vencer na vida, não imitando alguém.
Use a sua própria voz, evite criar tonalidades para ficar melhor no vídeo, isso não existe. Fale normalmente. E preste sempre atenção no tom da sua voz.